sábado, 13 de abril de 2013

Datação das Moedas da Tailândia

Seguindo com as postagens auxiliares de como datar suas moedas em calendários não-latinos, segue mais uma postagem de como datar moedas tailandesas.

Ficheiro:Flag of Thailand.svg  Ficheiro:Garuda Emblem of Thailand.svg
*Bandeira e Selo-emblema da Tailândia


A Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia (em tailandês: ราชอาณาจักรไทย, transl. = Ratcha Anadjak Thai, AFI: [râːtɕʰa-ʔaːnaːtɕɑ̀k-tʰɑj]), anteriormente conhecida como Sião (em tailandês:สยาม) é um país asiático situado no centro da península da Indochina e a península Malaia. É limitado a norte por Mianmar e Laos, a leste pelo Laos e Camboja, a sul pelo Golfo da Tailândia e da Malásia, e a oeste pelo Mar de Andamão e a extremidade sul de Mianmar. Suas fronteiras marítimas incluem o Vietname, no Golfo da Tailândia, para o sudeste, e Indonésia e Índia no mar de Andamão a sudoeste.

O país é uma monarquia constitucional, encabeçada pelo rei Bhumibol Adulyadej, o nono rei da Casa de Chakri, tendo reinado a nação desde 1946 e sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo e o monarca com maior reinado na história tailandesa. O rei da Tailândia é intitulado Chefe de Estado, Chefe das Forças Armadas, Defensor da religião budista e o defensor de todas as religiões.

OS CALENDÁRIOS UTILIZADOS

São três os calendários que teremos que utilizar para datar as moedas tailandesas de cunhagem mecânica, à cunhagem manual não se aplicarão, visto que muita coisa não será datada, ou ainda pode ter datação islâmica (vide Datação de Moedas Islâmicas).

1 - A partir de 1913, a datação utilizada nas peças tailandesas será o Calendário Budista (B.E. - sigla no Catálogo Krause). Tal como o gregoriano, é um calendário solar, possuindo um ano com 365 dias.
O ano inicial do calendário budista é o ano 543 A.C., assim, para converter a data budista para a data cristã, basta subtrair da data tailandesa encontrada o número 543.

No exemplo abaixo: B.E. ๒๔๕๙/ 2459 - 543 = 1916 de nossa era.

Imagem


2 - Antes de 1913, utilizava-se também o Calendário de Bangkok ou "Ratanakosind-Sok" (R.S. - sigla do Catálogo Krause).
O ano inicial desse calendário é 1781 de nossa era. Assim, para ser feita a conversão, encontramos a data tailandesa, e acrescentamos 1781 a ela.

Exemplo abaixo: R.E. ๑๒๗/ 127 + 1781 = 1908 de nossa era.

Imagem

Imagem do Site coinarchives - 1 baht, data acima da presa do elefante à direita, Ensaio Monetário

3 - Ainda antes de 1913, era usado também o Pequeno Calendário ou "Shula Sakarat" (C.S. - sigla Cat. Krauze). Esse iniciava no ano 638. Assim, para converter basta acrescentar esse número à data encontrada.

Exemplo abaixo: C.S ๑๒๓๘/1238 + 638 = 1876

Imagem


1º Passo: Localizando a data

Fazendo a analogia com o relógio, a data está normalmente junto ao bordo entre a 1h e as 3h. No caso das moedas de 1 Bath não está junto à borda mas está no mesmo quadrante.

Imagem

(fonte da imagem: http://www.angelfire.com/retro/jordwm/TDates.html)

Não é difícil de identificar a data porque são os 4 caracteres após um prefixo parecido com W.Á.

2º Passo: Traduzir os números

Os números de 0 a 9 em tailandês, o formato destes caracteres pode variar um pouco, mas estes são os mais semelhantes aos caracteres das moedas contemporâneas usadas:

0 ๐
1 ๑
2 ๒
3 ๓
4 ๔
5 ๕
6 ๖
7 ๗
8 ๘
9 ๙
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Thai_numerals#Zero_to_nine)

3º Passo: Identifique ano e calendário usado

Provavelmente encontraram uma data superior ao ano 2500 (nas moedas mais recentes)... Não se enganaram, na Tailândia - atualmente - referem-se à Era Budista (B.E.) na contagem dos anos. Assim basta subtrair 543 anos os converter para a nossa datação.
Por exemplo:
๒๕๔๓ = 2543 BE = 2000 DC

Fonte: Fórum de Numismática
            Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário