terça-feira, 1 de setembro de 2015

Moeda Celebra o Mais Longo Reinado da Inglaterra

A casa da moeda do Reino Unido (Royal Mint) lançou nesta terça-feira (1º) uma edição especial de moedas que celebra o reinado de Elizabeth II, que está muito perto de se transformar no mais longevo da história britânica.

Coroada em 2 de junho de 1953, no próximo dia 9 de setembro a soberana, de 89 anos, terá reinado durante mais tempo que sua tataravó, a rainha Victoria (1819-1901), que esteve no trono durante 63 anos e 216 dias.

A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e bilhetes britânicos desde sua coroação.

"Este evento histórico não só é memorável para a nação, mas para a fábrica de moeda, que cunhou moedas de reis e rainhas britânicos nos últimos mil anos", disse Shane Bissett, diretor de Medalhas e Moedas Comemorativas da Royal Mint.

"Exceto algumas lembranças extra-oficiais em homenagem à rainha Victoria em 1897, nunca foram produzidas moedas para marcar que um monarca se transforma no mais longevo em seu país. Isso torna estas moedas ainda mais distintivas", disse Bissett.

O desenhista da nova peça de prata, Stephen Taylor, assinalou que seu objetivo era "transmitir como Elizabeth II foi amadurecendo através de suas efígies nas moedas".

"Combinar os cinco retratos foi um desafio, já que sua composição é bastante distinta. Varia a forma como estão delineados, seu tamanho, a coroa que leva a efígie e outros detalhes", afirmou Taylor.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário