terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uma Provocação Inglesa Retratada nas Moedas

UMA HISTÓRIA DE PIRATARIA





One (1) shilling 1745 LIMA abaixo do busto de Jorge II
KM # 583.2
Peso: 14,5 gramas (prata 0,925)
Legenda: M.B.B.ET - H.REX F.D.B. - ET L.D.S.R.I - A.T.ET E. 17 - 45

*Acervo particular*

Há um certo tempo, enquanto foleava o "World Coins", deparei-me com essa moeda inglesa e, a primeira dúvida que me veio à cabeça foi: seria o mestre-gravador português? Pensava ser o "LIMA" o sobrenome do indivíduo que teria desenhado o busto do então rei da Inglaterra Jorge II, mas depois fiquei sabendo a história por trás daquele nome, o qual envolveria um verdadeiro assalto pirata (o qual essas moedas têm participação), um corsário quase falido que esteve em terras tupiniquins e uma provocação entre reinos europeus e esta história que mais me encanta, que seria a referência a Lima (Peru), que parece tão fora do contexto.



*Jorge II da Grã-Bretanha (10/11/1683 - 25/10/1760)*

A prata que foi usada nessa cunhagem pertencia à rica carga carregada pelo galeão espanhol "Nuestra Señora de Covadonga", que saiu do Cabo do Espírito Santo no Peru, carregado com prata - exatamente 1.313.843 peças de 8 reales cunhadas naquela colônia! O Covadonga tinha como destino a cidade de Manilla nas Filipinas onde essas moedas seriam usados no comércio com a China e a Ásia. Nessa época, a Inglaterra e a Espanha viviam uma espécie de "guerra fria".



*Imagem de um galeão espanhol - Século XVII*

Entretanto, antes de alcançar seu porto seguro, o Covadonga encontrou pelo caminho a pequena esquadra de 3 navios do Barão George Anson (23/04/1697 - 06/06/1762), um comodoro britânico e um nobre rico. Em 1737, coube a Anson o comando de 6 navios britânicos para corso nas colônias espanholas. Seu objetivo seria saquear portos e navios espanhóis pelo Novo Mundo. Tempestades e erros de navegação fizeram a frota de Anson ser reduzida a 3 navios e menos de 1/3 da tripulação original. Assim, tudo parecia condenado ao fracasso, isso até aquele momento, quando Anson, navegando em águas filipinas avistou o Covadonga.





*Duas diferentes gravuras de George Anson, sendo a última pintada em 1755*

O galeão espanhol, abarrotado e pesado , não pôde sustentar combate sozinho com os 3 navios ingleses e, após 90 minutos de batalha, foi abordado e rendeu-se, entregando sua valiosíssima carga nas mãos dos ingleses. A carga fez a viagem dar um lucro imenso. A parte que coube ao "Commodore" o fez um homem riquíssimo, e seu feito o tornou um herói nacional. Fez parte do Parlamento Inglês, voltou à Marinha Real e tornou-se Primeiro Lorde do Almirantado. Sete navios de guerra britânicos foram batizados com o nome de "HMS Anson" em sua honra. Surgiram cidades nos EUA colonial, como "Anson County" na Carolina do Norte e "Ansonborough" em Charleston, Carolina do Sul, também em sua homenagem.

Então, do butim tomado na operação de corso de Anson, a parte que coube ao governo britânico foram refundidas e cunhadas as moedas com a referência "LIMA" à origem da prata peruana - uma provocação declarada aos espanhóis...

2 comentários:

  1. O século XVIII marca uma época de "guerra fria" entre Inglaterra (Reino Unido) e a Espanha (Império Espanhol), os ingleses desejavam muito a soberania na América do Sul espanhola, tentando em vários momentos a tomada de terras e territórios, porém as fortificações engenhosas dos espanhóis sempre conseguiram afastar essa ofensiva, e quando não conseguiram os espanhóis puderam contar com a sorte ao seu lado, que sempre gerou revezes aos ingleses.
    Tema de grande interesse histórico, parabéns por abordar!

    ResponderExcluir
  2. Há na coleção inglesa de moedas, outras peças cunhadas a partir de apreensão de prata tal como as peças de prata de Anne de 1703 com a marca VIGO sob o busto. Estas indicam prata capturada na Batalha da Bahia de Vigo em 1702 por Sr. George Rooke.

    ResponderExcluir