PENNY-FARTHING
Na história existem fatos curiosos e este em especial, está associado à Numismática. Por volta de 1870 surgiu um modelo de bicicleta chamado "biciclo" em português ou Grand Bi, em francês mas pelos britânicos foi batizado de "penny-farthing", uma alusão às moedas que circulavam na Inglaterra - 1 penny e 1 farthing (1/4 de penny) em comparação às rodas da bicicleta em questão - a dianteira imensa em comparação à roda traseira.
*Modelo precursor do Penny-farthing - 1866*
*O Penny-farthing, ou simplesmente "Biciclo"*
*Moedas inglesas - 1 penny e 1 farthing, que deram o nome à bicicleta*
Um dos símbolos da Era Vitoriana, atingiu seu apogeu no início do século XX, quando apareceram algumas variantes desse modelo, que por sinal era bastante perigoso: tinha um só freio na roda dianteira do tipo "colher" e, se alguém freava bruscamente, corria o risco de "voar" literalmente por cima dela, com o agravante de ser atropelado pela própria bicicleta.
*Componentes de um Penny-farthing*
Não há muita relação na proporcionalidade entre o nome e as moedas em questão, mas a associação ficou mais fácil. Depois adotou-se um guidão em forma de bigode, a fim de evitar que os joelhos batessem neles, já que as pernas flexionavam-se bem junto à ele.
*Ciclistas norte-americanos em Los Angeles, Califórnia, 1886*
Hoje em dia, entusiastas fabricam réplicas de biciclos e ainda promovem corridas na Inglaterra.
*Ciclista fazendo demonstração nas ruas da Suécia*
VARIANTES DO PENNY-FARTHING:
Este modelo, chamado de "Kangaroo" foi produzido por volta de 1890 e já dava pra montar do chão, não dependendo mais do apoio que era fixo na parte de trás do quadro:
*Modelo "Kangaroo, c. 1890*
O modelo mais confiável e mais estável deve-se a um inventor norte-americano chamado G. W. Pressey, patenteado nos Estados Unidos em 1880 e fabricado pela "Machine Company HB Smith, em Smithville, no condado de Burlington, Ney Jersey, onde ele inverte a posição das rodas, colocando a pequena na frente e um sistema de pedais sem transmissão.
*American Star Bycicle*
*Will Robertson, do "Washington Bycicle Club" desce as escadarias do Capitólio, demonstrando sua estabilidade longitudinal, em 1885*
Também foi num desses modelos que se montou um motor a vapor, originando uma das primeiras motocicletas da história.
*Lucius Coperland, 1885*
Na primeira "Maricopa County Fair" em 1884 nos Estados Unidos, Lucius Coperland demonstrou uma das primeiras motocicletas montadas numa American Star e alegou ter viajado 1 milha (1,6 km) em 4 minutos a uma pressão de vapor de 80 libras por polegada quadrada (5,5 bar).
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