quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Paga-se bem Pela Aparição desse Fantasma - Dólar 1964-D "Peace"

Foi anunciado pela empresa PCGS (Professional Coin Grading Service), dos Estados Unidos que, se algum colecionador tiver uma moeda chamada "Dollar Peace" de 1964 - D, pagaria apenas para vê-la US$ 10,000.00 de recompensa, isso apenas para vir a público com ela.

 
*Anverso e reverso da suposta moeda


Imagem

A história envolvendo essa peça é bem mais complexa: a moeda quase fez um retorno em 1964, quando o Congresso aprovou a cunhagem de 45 milhões de dólares de prata novos para satisfazer as necessidades da indústria de casino que crescia em Nevada.

A decisão foi controversa por causa de uma escassez crítica de prata em 1965, o que levou à acumulação generalizada de moedas de prata.

Em resposta à escassez, o Congresso aprovou a Lei de cunhagem de 1965, que autorizou a remoção de conteúdo de prata de moedas em circulação (exceto para o “half” dólar Kennedy) cunhadas após 31 de dezembro de 1964, que mesmo assim foi reduzido no teor de prata nos anos seguintes.

Mas, sob pressão de alguns membros do Congresso dos estados ocidentais, o presidente Lyndon B. Johnson emitiu uma ordem em 15 de maio 1965 para retomar a produção do dólar paz. (Ele é datado de 1964 para permitir a prata para ser incluído. Durante 1965 todas as moedas americanas foram cunhadas com a data do ano anterior, com as cunhagens de 1965 não sendo produzidas até o início do ano seguinte.)


No total, 316.076 dólares de paz foram cunhados na Casa da Moeda de Denver naquele mês, mas o Congresso cancelou a ordem presidencial e exigiu que cessasse a produção. Todas as moedas produzidas a esse ponto foram recolhidas para serem derretidas.

Rumores de que alguns exemplares escaparam do derretimento persistem, possuí-los é ilegal, o que torna improvável que o possuidor de algum leve a questão em público.

Notoriamente, quem a possuir, poderá ser alvo de investigações, já que se tem visto que a moeda teria entrado no meio circulante ou numismático ilegalmente, uma vez que se ordenou sua refundição. Muito provavelmente teria a peça apreendida e seria alvo de investigações judiciais...

5 comentários: